quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Toyota Celica Tuning

O nome Toyota Celica designou sete gerações de carros do tipo coupe fabricado pela empresa japonesa Toyota. O nome Celica pensa-se ser derivado da palavra latina coelica (IPA: [selika]) querendo dizer "celestial".

Ao longo das várias gerações do veículo, foi sempre utilizada a motorização de quatro cilindros. A mudança mais significativa ocorreu em 1986, quando a tracção passou a ser proporcionada pelas rodas da frente em oposição à tracção traseira anteriormente utilizada.

A primeira geração do Celica foi revelada no ano de 1970, no Tokyo Motor Show e era direccionada para um público alvo que desejava uma maior poupança de gasolina, espírito desportivo e bastantes extras a um reduzido preço. O protótipo da primeira geração do Celica foi o 2000GT um dos carros com melhor performance e inovação dos finais dos anos 60.

O Celica dispunha de 4 versões de equipamento, versão LT, ST, GT e GTV. Sendo a última exclusiva do mercado doméstico Japonês.

As diferenças entre as três versões revelam-se quer em diferentes pormenores de interiores e exteriores quer no compartimento do motor.

Ao nível do compartimento do motor, a gama mais baixa LT era equipada com um único carburador, sendo o motor denominado 2T com 1600 cm³, enquanto que a versão ST apresentava carburadores Aisan duplos, 2TB e caixa de 5 velocidades.

A versão GT era equipada com o motor 2T-G consistindo num bloco de motor DOHC (Dupla Árvore de Cames) com carburadores duplos Solex.

A versão GTV consistia basicamente na versão GT com menos equipamento de série de forma a se tornar mais leve e uma suspensão mais rígida.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


















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